Julio Neves
Diretor de Ensino na Livra-TE - Treinamento & Ensino em Sw Livre
Julio Neves trabalha atualmente como Consultor da ONU (Organização das Nações Unidas) junto ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é também Diretor de Ensino da Livra-TE - Tecnologia & Ensino em Software Livre, onde, em parceria com Rubens Queiroz, autor das Dicas-L se empenham em ensinar e difundir o uso de Software Livre.
Engenheiro de produção da UFRJ, pós-graduado em informática pelo IBAM, Analista de Suporte de Sistemas desde 1969.
Trabalha com Unix desde 1980, quando fez parte da equipe que desenvolveu o SOX, sistema operacional Unix-Like, da Cobra Computadores.
Atuou como professor universitário por diversos anos, onde aprimorou sua didática.
Autor dos livros ""Programação Shell – Linux"", que está em sua 13a edição, e do ""Bombando o Shell"". Também escreve regularmente para publicações técnicas como as revistas Linux Magazine, Libre Office Magazine e Espírito Livre, além de diversos sites técnicos de Software Livre.
Palestra: “Não Faça Esso com o Shell”
Isso é um dado estatístico: 90% dos admins brasileiros pensam que podem administrar os seus sistemas empurrando mouse. Quando vêm que não dá, porque o mouse só sabe fazer o que lhe ensinaram, vão buscar na Internet uma solução, o que põe em risco a sua instalação como um todo! Diga-me: o que adianta investir uma fortuna em segurança, se o profissional (que, normalmente, tem acesso de root) coloca no seu computador um código, que “pescou” na internet mas que ele nem sabe se é honesto e/ou correto?
Pois é... essa prática além de muito perigosa, é um prato cheio para gerar códigos lentos, ineficientes e com grande chance de erro, pois não se esqueça que o código que ele pegou pode ter sido gerado por um "admin nutella".
A finalidade dessa palestra é mostrar os principais vícios de programação Shell, como evitá-los e sempre comparando os tempos das soluções que se encontram na internet, com a forma limpa de uso de cada item analisado.
Se você assisti-la, verá que muito, mas muito mesmo... do que se vê pela internet, pode ser bastante otimizado e até corrigido. Ela não te transformará num "admin Raíz" mas te mostrará muitas coisas que devem ser evitadas, trocando-as por outras que devem ser incentivadas. E ideia fundamental é te mostrar que o Shell pode te entregar muito mais do que você imagina.